Higiene Industrial

Serviço de apoio ao cliente

Vários fatores garantem a qualidade dos serviços TOXIMED
– Pessoal qualificado e treinado
– Equipamentos e aparelhos específicos
– Técnicas e métodos padronizados e validados
– Programas de controle de qualidade
– Sistemas de documentação e arquivo adequados
– Proximidade, convivência e agilidade com o cliente

Programa de controle de Qualidade
Todos os métodos empregados para análise são baseados em critérios reconhecidos nacional e internacionalmente como NIOSH, OSHA e Fundacentro.

PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO
O Toximed participa do Programa ISO 9001 que garante a qualidade de todos os processos e rastreabilidade de resultados, bem como acompanhamento por pessoal técnico especializado de nível superior, os quais acompanham todos os processos internos do laboratório.

PROGRAMAS DE CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNOS
São Paulo – Brasil; Programa de Controle de Qualidade Analítica -Instituto Adolfo Lutz -Secretaria da Saúde de São Paulo – Brasil.

Programa ISO 9001.
Programa Interlabortatorios de Control de Calidad (PICC) – Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo – Espanha.

Amostragem de Agentes Químicos

Procedimentos para a condução das avaliações da exposição ocupacional dos agentes químicos:

• Levantamento de riscos que pode ser orientada pelos técnicos do TOXIMED.
• Orçamento para atender as necessidades da empresa.
• Amostragem no local de trabalho: levando em consideração o ciclo de trabalho e realizada amostragem de 75% da jornada de trabalho (seis a oito horas), sendo limitado pelos níveis de concentração ambiental e volume mínimo e máximo permitido pelo método. Deve-se avaliar pelo menos dez pontos de cada setor para que se possa estimar com segurança a exposição dos trabalhadores para agentes químicos.
• Determinar se as amostragens serão de curto(STEL) ou longo prazo(TWA) determinadas pela metodologia de cada agente químico a ser analisado.
• Realizar também amostras em branco que são muito importantes para a validação dos resultados.
• O transporte das amostras deve seguir as instruções de armazenamento sugeridas pelo laboratório.
• Análise das amostras em laboratório e emissão de certificado.
• Sugestões de medidas de controle para o ambiente de trabalho.
• Avaliação das medidas adotadas.

Metodos de Coleta

A avaliação dos agentes químicos pode ser qualitativa ou quantitativa e é a segunda etapa da Higiene Ocupacional, após o reconhecimento de determinado agente químico no ambiente de trabalho.
A avaliação quantitativa de um ambiente de trabalho é o ponto de partida para o planejamento de medidas de controle a serem adotadas para a eliminação ou atenuação dos riscos existentes e para posterior avaliação das medidas de controles adotadas.
A TOXIMED INDUSTRIAL possui bombas e diversos meios de captação que podem ser utilizados nas coletas de diversos agentes químicos, tanto para avaliações quantitativas ou medições instantâneas nos ambientes de trabalho.

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA INSTANTÂNEA
Equipamentos de leitura direta: Gases

CONTÍNUA
Bombas de amostragem Individual: Poeiras, Fumos Metálicos, Névoas ácidas e alcalinas, Isocianatos e Vapores de solventes

Equipamentos disponibilizados:
• Bombas de amostragem pessoal
• Calibradores de vazão
• Ciclones e calibrador
• Tubos absorventes
• Cassetes
• Impingers
• Equipamento de amostragem instantânea para gases
• Elutriador vertical
• Monitores passivos para amostragem de solventes orgânicos ou gases

Avaliação de Rotina

Os agentes químicos de interesse na Higiene Ocupacional são os gases, os vapores e os aerodispersóides na forma de poeiras, névoas, fumos, neblinas e de fibras, pois eles se mantém em suspensão no ar contaminando os ambientes de trabalho e provocando desconforto, alterações de saúde nos trabalhadores e diminuindo sua eficiência e produtividade.
A Empresa TOXIMED é especializada em Avaliação Ambiental de Agentes Químicos presentes em ambientes de trabalho, seguindo recomendações de Metodologias NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health), OSHA e Fundacentro. As avaliações visam atender as Normas Regulamentadoras como NR 09 ( PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS) e NR 15 (ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES).
O reconhecimento dos agentes químicos no ambiente de trabalho é uma etapa muito importante da avaliação realizada pelos Higienistas Ocupacionais, e é diferente para cada tipo de família e até de produto.
Os dados obtidos na avaliação indicarão quais as medidas preventivas e de controle que deverão ser adotados, a fim de prevenir o surgimento de doenças ou sintomas indesejáveis.

Ácidos
Ácido Clorídrico (muriático) , Ácido Crômico, Ácido Fluorídrico, Ácido Fosfórico, Ácido Nítrico e Ácido Sulfúrico.

Fumos de solda
Alumínio, Arcênio, Bário, Berílio, Cádmio, Cobre, Cromo, Chumbo, Estanho, Ferro, Manganês, Magnésio, Molibdênio, Mercúrio, Níquel, Prata, Silício, Titânio e Zinco.

Fibras Particulados
Poeira de algodão , Fibra de vidro e Asbesto.

Gases e Vapores
Amônia, Cianetos, Cloreto de Vinila, Dióxido de Enxofre (SO2), Fluoretos gasosos, Formaldeído, Óxido de Etileno e Ozônio.

Isocianatos
Metais
Névoas alcalinas
N-Nitrosaminas
Névoas de óleos
Resíduos clorados
Solventes em geral
Vapores de combustíveis
Outros produtos químicos

Novidades

Qualidade da Água para Consumo Humano

O Sistema de Informação da Vigilância ...

Receba novidades

Cadastre-se e receba boletins exclusivos.

CONTATO RÁPIDO




ACOMPANHE

© 2019 - Toximed